top of page
nathaliaamorim1

5 passos para fazer uma transição de carreira


Somos obrigados a escolher a nossa área muito cedo, com 18 anos. Muitas vezes não temos maturidade e autoconhecimento para tomar essa decisão. Então escolhemos um curso que nem sempre irá nos levar a um caminho de realização profissional.


Ou então, podemos acertar na escolha do curso, mas ao longo da vida passamos por mudanças, nossas prioridades, visões e objetivos mudam.


Pode ser que você não enxergue mais propósito no trabalho, não consegue mais se imaginar fazendo isso pelo resto da sua vida. Você pode ter decidido deixar o mundo corporativo para empreender, ou então sair do setor público para o setor privado, dentre outras possibilidades.


Fazer uma transição de carreira não é algo fácil, é preciso estar preparado psicologicamente e financeiramente para isso. É importante ter uma reserva financeira, pois é muito provável que você precise dar uns passos atrás, e ganhar um pouco menos no curto prazo, para seguir na nova área. Coragem também é algo que você vai precisar, resiliência, autoconhecimento e planejamento.


Eu passei por uma transição de carreira e hoje ajudo profissionais a passarem por esse processo. Sei como é um momento delicado e quero compartilhar 5 passos que vão te ajudar a fazer a sua transição de carreira.


1) Entenda o motivo da sua insatisfação.

É com a sua área de atuação? Com a empresa? Com o seu chefe? Com o escopo do seu trabalho? Se for um problema pontual, com o chefe por exemplo, buscar um novo lugar dentro da mesma empresa pode ser uma alternativa. Agora, se a insatisfação é com a sua área de atuação, não adianta mudar de chefe, de empresa, porque o problema vai persistir.


2) Busque informações sobre o novo trabalho.

Mapeie as oportunidades do mercado na área que você está mirando. Participar de cursos e eventos, assistir a entrevistas com profissionais experientes e conversar com pessoas que atuam na área, fomentando também o networking, pode auxiliar a entender as oportunidades e limitações existentes. Busque no linkedin as vagas disponíveis e veja a descrição: o que eles buscam nos profissionais, quais são as qualificações necessárias e competências exigidas.


3) Capacite-se

Sabendo o que é esperado de profissionais que atuam nessa área, busque a sua capacitação. Pode ser necessário fazer um novo curso. Você não terá experiência na nova área, então é importante se suprir de conhecimento. Um ótimo caminho pode ser trabalhar como voluntário. Quando eu fiz minha transição de carreira, eu fui mentora voluntária por um tempo para adquirir experiência.


4) Autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para quem está buscando uma transição de carreira. É importante conhecer os seus pontos fortes, suas habilidades e os pontos que precisa desenvolver. Saiba quais são os seus valores, o que você não abre mão, quais são as suas prioridades. O que te move, qual é o seu propósito. O que traz brilho para os seus olhos. O que você quer manter, o que você quer eliminar. O processo de coaching ajuda muito com o autoconhecimento.


5) Monte o seu plano de ação

Entenda quais recursos você tem que te ajudam a alcançar o seu objetivo: conhecimentos, competências, pessoas que você conhece e podem te ajudar. Veja também os recursos que faltam para você chegar lá. Além de um novo curso, o que mais você precisa? Dinheiro? Experiência? Com a definição do caminho a ser tomado, o próximo passo é planejar as etapas e o cronograma de execução desse plano. É importante colocar uma data nas ações. Acompanhe o plano e revise quando necessário: tenha flexibilidade para adequar as ações de acordo com as mudanças que acontecem no mercado e na sua vida.


Agora conta para mim, você pensa em fazer uma transição de carreira? Com qual desses passos você tem mais dificuldade?

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page