top of page
Foto do escritorNathália Amorim

Por que eu devo te contratar?


Essa é uma pergunta muito comum nas entrevistas. Quando o entrevistador pergunta por que deve te contratar, ele está querendo saber o que faz de você o melhor candidato para a vaga. E essa é uma excelente oportunidade que você tem para se vender e fazer o seu marketing pessoal. Mas não se esqueça que a entrevista não é sobre você, é sobre a vaga. O mais importante é mostrar para o entrevistador que você atende os requisitos daquela posição.


Para isso, você não pode ser pego de surpresa. Antes da entrevista, já pode se preparar e estruturar a melhor resposta para convencer o entrevistador que você é a pessoa certa para o cargo que ele precisa preencher.


Mas como fazer isso?

Vamos lá! Vou compartilhar aqui dicas valiosas que irão te ajudar a se preparar para essa pergunta.


1) Estude a descrição da vaga

Para estruturar a melhor resposta para essa pergunta, a descrição da vaga traz informações preciosas: você vai saber o que eles estão buscando, quais competências, experiências e conhecimento a pessoa precisa ter. Veja as palavras-chave da vaga e identifique tudo que é compatível com seu perfil, experiência e formação.


2) Estude a empresa

Você precisa entender o momento da empresa, o segmento em que ela atua, onde podem estar seus “problemas” e quais seriam as possíveis “soluções” para eles. Lembre-se que as empresas contratam pessoas para resolver problemas. O objetivo pode ser aumentar vendas, fortalecer uma marca, reformular uma estratégia ou melhorar o relacionamento e satisfação dos clientes, por exemplo. Portanto, ao fazer essa pergunta, o entrevistador quer saber se você pode resolver o “problema” e se está alinhado com os valores e cultura da empresa.


3) Competências técnicas

Reúna as suas competências técnicas que estão sendo requisitadas pela vaga. Você já trabalhou nesse segmento? Concluiu um curso de tecnologia que a empresa diz ser indispensável conhecer? Essas informações são muito valiosas. “Eu tenho conhecimento x, y, z e experiência com tais atividades” - (reforçando as palavras-chave que estão na descrição da vaga) – e isso me torna aderente ao perfil que vocês estão buscando para essa posição."


4) Competências comportamentais

Agora reúna as competências comportamentais que você tem e se relacionam com a vaga. Ex. “Sou uma pessoa muito criativa, trabalho muito bem em equipe, tenho empatia e busco sempre me colocar no lugar do cliente”. Lembre-se que muitos candidatos irão atender as competências técnicas e as competências comportamentais podem te diferenciar dos outros.


5) Comprometimento

No final você vai fechar com chave de ouro dizendo que você se compromete a entregar todos os resultados esperados pela empresa. Nesse momento você precisa transmitir confiança e credibilidade para o entrevistador, convencendo-o que você é a pessoa certa para ele contratar. Atenção: nunca minta na entrevista! Fale apenas das competências, conhecimentos e experiências que você tem de fato.


Agora conta para mim! Essas dicas te ajudaram?

Quais têm sido seus maiores desafios nas entrevistas?

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page